Área de Ciências Humanas
CIÊNCIAS SOCIAIS
Unidade: Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) – www.fchf.ufg.br
Duração: 8 semestres
Em Ciências Sociais estudam-se as relações sociais entre indivíduos, grupos e instituições, em aspectos diversos, como os culturais e políticos. O estudante de Ciências Sociais aprende a analisar as origens, a evolução, a estrutura, a organização e o funcionamento das sociedades. Para o curso, a UFG oferece as modalidades de licenciatura e bacharelado. A opção pela licenciatura pode ser feita quando da matrícula no 3º semestre do curso, conforme o número de vagas disponível. O bacharelando é preparado para o ramo da pesquisa científica; já o licenciando, além de uma formação básica para a pesquisa, recebe também formação didático-pedagógica voltada para o magistério. O curso abrange fundamentalmente o estudo da antropologia, da ciência política, da sociologia e da metodologia de pesquisa das ciências sociais. Além destas, o aluno estuda também disciplinas complementares, como História, Economia, Filosofia e outras, bem como algumas disciplinas do núcleo livre, de qualquer área de conhecimento à sua escolha.
O cientista social pode dedicar-se a atividades como:
• ministrar aulas em escolas do ensino fundamental e médio (licenciatura);
• elaborar e executar pesquisas de comportamento e opinião pública;
• analisar e interpretar os dados coletados em pesquisas;
• assessorar candidatos e partidos políticos;
• assessorar ONGs, sindicatos, instituições governamentais e empresas privadas.
Os profissionais que prosseguirem sua formação com cursos de pós-graduação e obtiverem o título de mestre ou doutor podem, ainda, lecionar em instituições de ensino superior.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Unidades: FaculdadedeEducaçãoFísica(FEF) – www.fef.ufg.br
Campus de Catalão – www.catalao.ufg.br
Campus de Jataí – www.jatai.ufg.br
Duração: 8 semestres
O perfil do egresso que o curso de Educação Física pretende formar é de professor para atuar na Educação Básica com capacidade para agir nas diferentes manifestações e expressões culturais do movimento humano, com ênfase na produção de conhecimento e fomento da intervenção acadêmico-profissional no sistema educacional básico, no esporte educacional e nas práticas educativas de saúde e lazer social que interagem historicamente, no cotidiano com a escola, com a cultura e com a sociedade.
O curso de licenciatura plena em Educação Física tem como objetivo a formação docente pautada no desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
• atuar e refletir criticamente acerca de sua função formadora, pedagógica, científica, política e social;
• atuar nos diferentes espaços e dimensões da educação básica dentro da perspectiva da práxis pedagógica e social;
• desenvolver atitude científica por meio da pesquisa, da reconstrução do conhecimento e de avaliações sócio-culturais do movimento humano, com foco nas diferentes formas de educação corporal, visando a produção e a ampliação do acervo cultural humano;
• atuar na gestão de políticas educacionais, no trabalho pedagógico, no ensino, aprendizagem, planejamento e avaliação pedagógica, em projetos educacionais na escola e em outros espaços educativos onde se insere a corporalidade humana;
• atuar no universo da corporalidade humana na perspectiva do ensino crítico e reflexivo e na produção e reconstrução do saber no âmbito da educação e da cultura;
• compreender os métodos de produção de conhecimentos tendo em vista a construção e reconstrução de saberes docentes em educação física;
• compreender a complexidade dos processos objetivos e subjetivos de formação e desenvolvimento humanos;
• compreender as relações contraditórias que permeiam o corpo e suas interfaces com a educação, o lazer, a saúde, a estética, a cultura, o mundo do trabalho e a sociedade;
• desenvolver autonomia intelectual e profissional possibilitando e fortalecendo a ação interdisciplinar e o trabalho coletivo no contexto da educação e da sociedade.
O currículo possui 3255 horas distribuídas em quatro eixos: a) formação ampliada abrangendo as dimensões do conhecimento que envolve a relação ser humano-sociedade, a dimensão biológica do corpo humano e a produção do conhecimento científico e tecnológico; b) formação específica que abrangerá os conhecimentos identificadores da Educação Física tendo em conta as dimensões culturais do movimento humano, a dimensão técnico-instrumental e a didático-pedagógica; c) atividades complementares que se caracterizam por atividades acadêmico-científico-culturais; d) núcleo livre.
FILOSOFIA
Unidade: Faculdade de Ciências Humanase Filosofia (FCHF) - www.fchf.ufg.br
Duração: 8 semestres
O curso de Filosofia oferece duas modalidades: licenciatura e bacharelado. O aluno opta por uma das modalidades no quinto semestre do curso.
O curso de Filosofia destina-se à formação de pessoas capazes de analisar e compreender a realidade em uma visão crítica. Durante o curso, o aluno vai estudar as obras dos mais importantes filósofos, sendo motivado a pensar e avaliar crítica e construtivamente cada um dos textos. Com a leitura de pensadores, o aluno vai ampliar seu potencial de análise, discernimento e compreensão dos fatos.
O profissional licenciado em Filosofia pode assumir aulas da disciplina no ensino fundamental e médio da rede pública e particular. Tanto o licenciado quanto o bacharel podem ingressar em programas de pesquisa e cursos de pós-graduação.
GEOGRAFIA
Unidades: Instituto de Estudos Sócio - ambientais(IESA) – www.iesa.ufg.br
Campus de Catalão – www.catalao.ufg.br
Campus de Jataí – www.jatai.ufg.br
Duração: 8 semestres
O Curso de Geografia oferece duas modalidades distintas: licenciatura e bacharelado. O bacharelado possui habilitações em Análise Ambiental e em Planejamento Urbano e Regional.
No curso de Geografia (bacharelado e licenciatura) – diurno –, o aluno deverá optar por uma das modalidades, licenciatura ou bacharelado, no ato da matrícula do 5º semestre. Ainda no bacharelado, o aluno também deverá optar, nesse mesmo momento, por uma das duas habilitações.
O curso de Geografia é oferecido nos turnos diurno e noturno. As disciplinas obrigatórias são concentradas nos períodos da manhã (no caso do diurno) ou à noite (no caso do noturno), e, para ambos os casos, muitas disciplinas optativas serão ofertadas no período da tarde ou aos sábados.
Em ambas as modalidades, os alunos aprendem a estudar os fenômenos responsáveis pelas dinâmicas da natureza (clima, geologia, relevo, solo, vegetação, hidrografia) e da sociedade (economia, política, cultura e organização social e política), e como suas relações determinam a conformação do espaço geográfico.
O curso também aborda as tecnologias de representação cartográfica, como o uso do geoprocessamento (cartografia digital, sistemas de informações geográficas) e do sensoriamento remoto (tratamento e interpretação de imagens da superfície terrestre), tecnologias que auxiliam o processo de análise geográfica.
Análise Ambiental (Bacharelado)
O futuro bacharel está habilitado a efetuar estudos e atividades de pesquisa ambiental, como o diagnóstico geoambiental, realização de estudos de impactos antrópicos nas paisagens, avaliações e monitorias ambientais, com ênfase nos mapeamentos temáticos.
Planejamento Urbano e R egional (Bacharelado)
O futuro bacharel poderá atuar nas atividades de pensar, analisar e organizar os espaços urbanos, e estão aptos a participarem em trabalhos de reordenamento territorial, como os zoneamentos econômicos e geoecológicos, abordando os aspectos socioculturais, políticos e ambientais.
Licenciatura
Os profissionais formados em licenciatura estão habilitados a atuar nas atividades de ensino, nos níveis fundamental e médio, ministrando a disciplina Geografia, ou no ensino universitário, para trabalhar com disciplinas dos cursos superiores de Geografia ou em áreas afins.
HISTÓRIA
Unidades: Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia(FCHF) – www.fchf.ufg.br
Campus de Catalão – www.catalao.ufg.br
Campus de Jataí – www.jatai.ufg.br
Duração: 8 semestres (licenciatura) e 7 semestres (bacharelado)
O curso de História forma profissionais para o magistério nos ensinos fundamental e médio dos setores público e privado e para atividades em centros de pesquisa, documentação e informação em instituições públicas e privadas que atuem nas áreas de cultura, patrimônio, documentação e informação.
Assim o curso de História oferece duas modalidades: licenciatura e bacharelado. Para o curso em Goiânia, o candidato optará por uma destas modalidades no ato da inscrição para o Processo Seletivo. A licenciatura será oferecida no turno matutino, preferencialmente, pois o aluno poderá cumprir disciplinas no turno vespertino e aos sábados pela manhã. O bacharelado será oferecido no turno noturno, preferencialmente, visto que o aluno também deverá cumprir disciplinas no turno vespertino e aos sábados pela manhã.
Caso o aluno queira canalizar seu potencial para a pesquisa, a UFG oferece, além da graduação, cursos de especialização, mestrado e doutorado na área de História.
Em Catalão e Jataí o curso de História, modalidade licenciatura, tem por objetivo a formação de profissionais que, a partir de conhecimentos historiográficos e teóricos, possam realizar articulações críticas entre as várias dimensões sociais, de modo a atuarem no magistério, nos níveis fundamental e médio, das redes públicas e privadas. O curso é pautado no desenvolvimento das seguintes habilidades e competências:
• ter uma formação básica sólida na área específica de conhecimento;
• dominar as linhas gerais do processo histórico em suas várias dimensões e conhecer as principais vertentes teóricas que orientam as análises históricas;
• dominar os conteúdos básicos que são objeto de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio;
• dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino;
• estar capacitado a realizar a articulação entre informação e teoria de forma crítica nas atividades de pesquisa e docência de ensino fundamental e médio.
PEDAGOGIA
Unidades: Faculdade de Educação (FE) – www.fe.ufg.br
Campus de Catalão – www.catalao.ufg.br
Campus de Jataí – www.jatai.ufg.br
Duração: 8 semestres
A Pedagogia define-se como um campo de estudo que investiga a natureza e as finalidades da educação, bem como os meios apropriados de formação humana em determinada sociedade. Portanto, o pedagogo é um profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, lida com fatos, estruturas, processos, contextos e problemas referentes à educação em seus diferentes níveis e modalidades.
O curso de graduação em Pedagogia, que confere o grau de licenciado, destina-se prioritariamente à formação de profissionais para atuarem na educação infantil e no magistério nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, os pedagogos formados pela UFG tornam-se profissionais com conhecimento profundo da dinâmica da sociedade, da educação, dos sistemas de ensino e da escola como realidades concretas de um contexto histórico-social.
Para compreender os problemas fundamentais do processo educacional e encaminhar-lhes soluções adequadas, os alunos do curso de Pedagogia estudam as seguintes áreas de conhecimento: Sociologia, Filosofia, História, Psicologia, Artes, Didática, Linguagem, Currículo, Políticas da Educação, Gestão e Organização da Educação Básica e Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Além disso, faz parte da formação do pedagogo a realização do estágio supervisionado no ensino fundamental e na educação infantil. Ao final do curso, o acadêmico deverá elaborar e apresentar um trabalho de conclusão com tema a ser definido juntamente com seu orientador. Desta forma, o aluno se inicia nos processos de produção do conhecimento.
O curso é oferecido prioritariamente nos turnos matutino e noturno, sendo necessário ao acadêmico cursar disciplinas no período diurno, principalmente na realização do estágio supervisionado, considerando-se a especificidade de sua atuação.
PSICOLOGIA
Unidades: Faculdade de Educação (FE) - www.fe.ufg.br
Campus de Catalão – www.catalao.ufg.br
Campus de Jataí – www.jatai.ufg.br
Duração: 10 semestres ( Modalidades: Psicólogo e Professor de Psicologia
Situado na área de ciências humanas, a psicologia orienta-se para a construção e o aprimoramento do conhecimento científico dos processos psicológicos em toda a sua abrangência e em suas interfaces com o biológico e o social, mediante a compreensão de suas numerosas e variadas abordagens teórico-metodológicas. Orienta-se também para a formação profissional em distintos setores e contextos sociais, visando à promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades, o que requer procedimento ético e responsável, com discernimento crítico dos processos sociais, culturais e políticos.
O curso de Psicologia oferece duas modalidades de formação: psicólogo e formação de professor de Psicologia. No terceiro semestre do curso, o aluno poderá optar por uma modalidade ou cursar as duas. Estas duas formações compreendem um núcleo comum, cuja finalidade é assegurar uma sólida capacitação básica, orientada para a compreensão da Psicologia como campo de conhecimento e de atuação profissional. A estrutura do curso articula-se em torno dos seguintes eixos: fundamentos epistemológicos e históricos; processos psicológicos básicos; fundamentos metodológicos; procedimentos para a investigação científica e a prática profissional; interfaces científicas com os campos afins do conhecimento; e práticas profissionais.
Na modalidade de formação do psicólogo, o graduando deverá optar por uma das duas ênfases oferecidas: Psicologia e Processos Clínicos e Psicologia ou Processos Psicossociais. O psicólogo terá possibilidade de atuar em instituições de saúde (hospitais, centros de saúde, ambulatórios, hospitais-dia, clínicas psicológicas, etc), instituições educacionais e, ainda, em intervenções, em qualquer instituição, na perspectiva das condições e relações de trabalho, bem como associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, juizados da infância e juventude e da família, penitenciárias, clínicas especializadas, núcleos rurais e comunitários etc.
O Professor de Psicologia dedica-se ao ensino de Psicologia em espaços e contextos diversos, ajustando as atividades de ensino à diversidades institucionais em que ocorrem as práticas educativas, às finalidades da educação e à população-alvo. A Formação do Professor de Psicologia deve propiciar o desenvolvimento das “competências e habilidades” constantes no Núcleo Comum do Curso de Psicologia, e o domínio dos conhecimentos articulados em torno de eixos estruturantes, considerando as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores em nível superior.
Deverá ao final do curso ter condições de analisar o sistema educacional brasileiro, nos seus diferentes níveis e modalidades, identificando seus desafios contemporâneos.