|
Perfil e Habilidades Esperados do Egresso do Ensino Médio para Ingresso na UFG
A Pró-Reitoria de Graduação da UFG promoveu uma ampla discussão envolvendo os Coordenadores de todos os cursos de graduação, tendo em vista traçar o perfil e as habilidades gerais esperados do egresso do ensino médio para ingresso na UFG. Esse procedimento teve por objetivo subsidiar a reconstrução do modelo do Processo Seletivo da UFG. A proposta do Processo Seletivo de 2004 é resultante, dentre outras referências, do perfil e habilidades gerais definidos e apresentados a seguir.
Perfil Esperado do Egresso do Ensino Médio para Ingresso na UFG
Cidadão com disposição para aprender; atitude investigativa, crítica e reflexiva; raciocínio lógico; criatividade; consciência de cidadania como sujeito histórico-social; comportamento ético; ciência das responsabilidades sociais; base sólida de conhecimentos gerais em nível de ensino médio, inclusive Artes, Filosofia, Sociologia e cultura brasileira; noções de uma língua estrangeira e capacidade de:
1. atuação nas várias situações comunicativas por meio do uso da linguagem;
2. expressão e comunicação, com clareza e coerência;
3. análise do desenvolvimento histórico, social, econômico, tecnológico e cultural e suas implicações na produção do conhecimento;
4. compreensão do conhecimento de forma contextualizada;
5. abordagem dos conhecimentos da cultura e da linguagem do corpo em seus aspectos sociais, conceituais e vivenciais inerentes à educação básica;
6. abstração;
7. interação;
8. trabalho e produção em equipe.
Habilidades Gerais Esperadas do Egresso do Ensino Médio para Ingresso na UFG
1. Ler, interpretar e redigir textos.
2. Escrever com clareza e coerência.
3. Ler, interpretar e identificar diferentes tipos de texto (informativo, técnico-científico, didático, literário, dramático, jornalístico, entre outros).
4. Utilizar a norma padrão da língua portuguesa em situações pertinentes e específicas.
5. Ler e interpretar textos em uma língua estrangeira.
6. Interpretar dados.
7. Interpretar e analisar tabelas, figuras e gráficos.
8. Lidar com interpretação simbólica.
9. Desenvolver cálculo mental.
10. Lidar com noções de grandeza.
11. Observar, interpretar, analisar e sintetizar.
12. Observar, identificar e compreender fatos, fenômenos e processos.
13. Elaborar hipóteses.
14. Estabelecer relações entre conceitos, fatos, processos e fenômenos.
15. Estabelecer relações entre os conhecimentos específicos e o contexto social, cultural, político e econômico.
16. Articular e inter-relacionar conhecimentos numa perspectiva de totalidade.
17. Analisar, sintetizar e posicionar-se.
18. Trabalhar e envolver-se em situações novas.
19. Identificar, interpretar, analisar e resolver situações-problema.
20. Analisar, contextualizar e propor soluções diante de uma situação-problema.
21. Tomar decisões.
|
|